FUTEBOL SETE (SUIÇO)
Art. 1°- Os jogos de Futebol Sete serão realizados de acordo com as normas e regras Oficiais previstas pela CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL A SETE e o que dispuser este Regulamento.
Art. 2º- No masculino o jogador da categoria 50+ terá que ter no mínimo 50 (cinquenta) anos, completados no ano (nascido até o ano de 1972, para baixo) e na categoria 40+(quarenta) anos, completados no ano (nascido até o ano de 1982, para baixo); e no Feminino a jogadora terá que ter no mínimo 14 (catorze) anos completados no ano, nascida até 2008.
Paragrafo Único: O jogador para participar da modalidade 40 + dos JOCOL 2022, não pode jogar o 50 + dos JOCOL/2022, somente poderá jogar uma categoria.
Art. 3°- Os jogos serão realizados nos horários e locais determinados pela Coordenação Geral, sendo que haverá tolerância de 15 minutos, conforme programação oficial.
Art. 4°- O número mínimo de atletas para iniciar a partida na modalidade será de (5) cinco jogadores por equipe.
Art. 5º- Poderão ser escritos até 20 (vinte) jogadores por equipe, até o final da 1ª fase;
Art. 6°- Poderão permanecer no banco de reserva, o técnico da equipe, os jogadores reservas em um máximo de 8 atletas e 01 massagista inscrito em súmula;
Art. 7°- A duração dos jogos será de 2 tempos de 25 (vinte e cinco) minutos, com intervalo de 05 (cinco) minutos;
Art. 8°- A bola adotada será oficial, conforme determinações da Confederação Brasileira de Futebol Sete;
Art. 9°- As equipes deverão apresentar-se devidamente uniformizadas (camisas com numeração, calção, meia e caneleira).
Parágrafo único – Todo dirigente que estiver no banco de reservas ou área reservada de competição, deverá usar trajes de acordo com a competição.
Art. 10°- Técnico ou jogador que receber um cartão vermelho, estará automaticamente suspenso por uma partida; havendo reincidência, conforme o motivo da expulsão (conduta antidesportivas, agressão física, desacato a arbitragem) será feito relatório em súmula pelo árbitro da partida e encaminhando a Comissão Disciplinar.
Art. 11°- O jogador que receber cartão amarelo durante o jogo, deverá cumprir uma suspensão temporária de 2 (dois) minutos.
Parágrafo 1º- Se um mesmo jogador acumular 03 (três) cartões amarelos, cumprirá suspensão automática no jogo seguinte. - O controle do número de cartões bem como o cumprimento da penalidade prevista é de responsabilidade de cada equipe, independente de comunicação oficial ou julgamento.
Parágrafo 2º- Os cartões não serão desconsiderados de uma fase para outra.
Art. 12°- A reposição da bola, no lateral, será com as mãos.
Art. 13°- Após a 9ª (nona) falta será efetuado tiro livre direto, sem a formação de barreira, ficando a visão do batedor livre até o gol.
Art. 14°- Quando houver a cobrança de tiro livre direto, linha dos 11(onze) metros, o jogador executante poderá tomar distância da bola.
Art. 15°- A contagem de pontos obedecerá à seguinte ordem:
Vitória
3 (três) pontos
Empate com gols
2 (dois) pontos
Empate sem gol
1 (um) ponto
Derrota
0 (zero) ponto
Ausência
- 1 (menos um) ponto
Art. 16°- Critério de desempate:
I- Entre 2 (duas) equipes:
a) Confronto direto;
b) Maior número de vitórias;
c) Menor número de gols sofridos;
d) Maior número de gols marcados;
e) Saldo de gols no grupo que se verificou o empate;
f) Gol averege no grupo em que se verificou o empate;
g) Melhor colocado no critério Desclassificação Disciplinar;
h) Sorteio;
II- Entre 3 (três) equipes:
a) Maior número de vitórias nas partidas realizadas entre si;
b) Menor número de gols sofridos nas partidas realizadas entre si;
c) Maior número de gols marcados nas partidas realizadas entre si;
d) Saldo de gols no grupo ou turno em todos os jogos em que ocorreu o empate;
e) Gol averege no grupo ou turno em todos os jogos em que ocorreu o empate;
f) Sorteio;
Art. 17°- Ocorrendo empate em um jogo que necessitar apontar um vencedor, (em qualquer fase), adotar-se-á o seguinte critério:
a) Cobrança de 01(uma) série de 03(três) tiros penais, alternados, executados por 03 (três) atletas diferentes (exceto os excluídos);
b) Persistindo o empate, serão cobrados tantos quantos tiros penais forem necessários, alternadamente, por atletas diferentes, até que se possa considerar uma equipe vencedora. Antes de incluir os 3 (três) atletas que atuaram na situação anterior, deverão ser utilizados todos os demais atletas
Art. 18°- O atleta poderá participar da partida, desde que esteja inscrito em súmula e mediante apresentação da carteira de identificação original com foto de reconhecimento nacional que permanecerá na mesa de controle.
Art. 19°- Em caso de WO, para efeito de contagem de pontos, será conferido o placar de 01 x 00.
Art. 20 - Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação Geral
FME Lages
Endereço: Av. Antônio Ribeiro dos Santos, 510 - Bairro Universitário - Lages - SC
Telefone: (49) 3229-3030
E-mail: