FUTEBOL SÉRIE "A" - JOCOL 2022
De 10 de abril a 17 de dezembro de 2022

Regulamento

FUTEBOL DE CAMPO

 

Art. 1º- Os jogos Futebol de Campo serão realizados de acordo com as regras oficiais da FIFA e pela Confederação Brasileira de Futebol e em conjunto com este regulamento das disposições que regem os JOCOL entre as equipes inscritas nas SÉRIE ‘A” e ‘B”  24(vinte e quatro Equipes)  e a SÉRIE “C” com 32 (trina e duas) sendo 8 (oito) equipes que obtiveram suas vagas garantidas no campeonato de 2019 e as 24 (vinte e quatro)primeiras equipes que se inscreveram em 2022, na modalidade de Futebol de Campo e obriga os que com ele tenham relação à total obediência a este regulamento;

Parágrafo Único – O futebol de campo na SÉRIE “A” terá seu início previsto para o dia 20 de junho de 2022 (podendo sofrer alterações), e as SÉRIES “B’ e “C”, terão seu início dia 21 de março de 2022 (podendo sofrer alterações).

           

           Art. 2º- Somente poderão participar dos JOCOL/2022 na modalidade de futebol de campo  das SÉRIE “A”, “B” e “C” que confirmarem as suas inscrições no período determinado pela Coordenação dos JOCOL /2022, no Ginásio Jones Minosso, e também não estejam cumprindo qualquer tipo de penalização.

           Art. 3º- O congresso técnico será realizado no dia 02 de março – Série “A”,  às 19h00min, da Séria “B” as 19h30min e o da Série “C” as 20:00 horas, na sede da FME - conforme convocação estabelecida pela Coordenação Geral dos JOCOL / 2022 e constará do seguinte programa;

a)             Confirmação da participação da equipe (presencial ou seu representante legal);

b)             Forma de disputa dos campeonatos;

c)             Sorteio das chaves;

d)            Avisos gerais.

 

           Art. 4º- Aos 1º e 2º colocados das Séries “A”, “B”, e “C” serão auferidos troféus e medalhas, oferecidos pela Fundação Municipal de Esportes de Lages.

           Parágrafo 1º - Será oferecido também um troféu ao artilheiro da competição, bem como um troféu ao goleiro menos vazado na sua respectiva divisão e um troféu Fair-Play.

           Parágrafo 2º - O troféu Fair-Play (Jogo Limpo) será decidido pelo critério de controle de desclassificação disciplinar.

           Parágrafo 3º - Não haverá disputa de 3º e 4º lugar, sendo que para efeito de classificação a equipe que for derrotada na semifinal pela equipe que se tornar campeã, será declarada 3ª colocada.

           Art. 5º- Serão condições fundamentais para que o atleta participe dos JOCOL /2022:

a)    Estar devidamente inscrito no JOCOL /2022 dentro dos prazos previstos;

b)   Não estar cumprindo punição nos JOCOL;

c)    Não ser atleta profissional, ou não estar cumprindo estágio;

d)   Não ter disputado ou estar disputando outra divisão dos JOCOL / 2022;

e)    O atleta que estiver inscrito no futebol por uma equipe, não poderá jogar outra     modalidade por outra equipe e vice-versa;

f)    Não estar jogando o campeonato amador promovido por Ligas, Registrado na FCF.

          Parágrafo 1º – Cada equipe das Séries A, B e C poderá inscrever até o final da 1º fase de classificação no máximo de 28 (vinte e oito) atletas, sendo obrigatório 3 (três) ter no máximo 18 anos, nascidos entre 2006 e 2004; a idade mínima para disputar a modalidade futebol de campo é 16 ( dezesseis ) anos, tendo nascido no ano 2006.

          Parágrafo 2º - O atleta que assinar a ficha de inscrição por duas ou mais equipes terá o seu registro cassado e não poderá participar dos JOCOL / 2022.

           Parágrafo 3º - Para confirmar a inscrição do atleta, ele terá que ter sua ficha entregue até a quarta – feira da semana do jogo, e a equipe não ter preenchido todas as vagas. As fichas que chegarem a partir de quinta-feira só será cadastrado para a semana seguinte, desde que esteja dentro do prazo de inscrição.

         Art. 6º- Cada partida será disputada em 80 (oitenta) minutos, divididos em dois tempos de 40 (quarenta) minutos cada, com intervalo de 10 (dez) minutos.

          Art. 7º- Cada equipe poderá ter em seu banco de reservas o total de 10 (dez) atletas uniformizados e identificados na mesa de controle e 3 (três) dirigentes/técnicos/massagista também identificados na mesa de controle, e realizar no máximo de 6 (seis) substituições por partida.

         Art. 8º- Em caso de WO, para efeito de contagem de pontos, será conferido o placar de 01 x 00.

Paragrafo único: Nos casos em que uma das equipes por qualquer motivo, seja Regulamento Técnico, Regulamento Geral, Código de Justiça Desportiva ou Regras da Modalidade, será declarada perdedora os pontos serão computados para a equipe adversária que será declarada vencedora e também será considerada como vitória e computados os pontos (2 ou 3).

        Art. 9º- A Classificação das equipes será regida pelo sistema de pontos ganhos, observando-se o seguinte critério:

 

Vitória

  3 ( três ) pontos

Empate

  1 ( um ) ponto

Derrota

  0 (zero)

Ausência

- 1  ( menos um ponto)

         

 

 Art. 10º- Ocorrendo empate na classificação, em uma fase ou grupo, empregar-se-ão os seguintes critérios para desempate:

a)             Maior número de vitórias;

b)             Maior número de pontos ganhos em confronto direto;

c)             Menor número de gols sofridos

d)            Maior número de gols marcados

e)             Maior saldo de gols;

f)              Melhor colocado no critério Desclassificação Disciplinar;

g)             Sorteio.

 

 Art. 11º- A programação será estabelecida pelo Departamento Técnico da competição, que determinará campos, horários e representantes.

         

Art. 12º- As relações de identificação de atletas e dirigentes junto com as carteiras de identificação original com fotos deverão permanecer junto à mesa de controle até o final do jogo, sendo devolvidas ao término do jogo.

    

           Art. 13º- A Comissão Técnica das equipes será constituídas por 3 (três)  pessoas  no máximo, a  saber:

a)             Dirigente;

b)             Técnico;

c)             Massagista.

 

Parágrafo Único: È de total reponsabilidade das equipes todos os dirigentes, técnicos e massagista que estiverem no seu banco de reservas arcando com qualquer ato de indisciplina do mesmo, e solicitar seu credenciamento com a documentação junto a CCO do JOCOL/2022.

 

       Art. 14º- Em todas as partidas (futebol), salvo acordo entre as equipes disputantes, usara uniforme de nº 1 (um) a equipe que estiver à esquerda da tabela, por ser considerada mandante. Se houver necessidade de troca de uniforme será de responsabilidade da equipe considerada visitante, ou seja, a que esta a direita da tabela. Tendo o tempo máximo de 15(quinze) minutos para efetuar a troca de uniforme.

         Art. 15º- A equipe que em virtude do WO for excluída da competição, pela Comissão Disciplinar, Tribunal de Justiça Desportiva, será considerada a ultima colocada do seu grupo; passando todos os seus resultados para o placar de 1 X 0 (um a zero) em favor das equipes adversárias, desconsiderando resultados anteriores. Se for das Séries “A” ou “B”, estará desclassificada automaticamente, tendo que se candidatar a uma vaga no ano seguinte na Série “C” e não tendo garantia de vaga, se não estiver cumprindo qualquer punição.

          Art. 16º- Desde já as equipes disputantes deste campeonato, ficam cientificadas que a Comissão Disciplinar dos JOCOL/2022 reúne-se uma vez por semana para apreciação e julgamento dos atletas e dirigentes expulsos ou relatados em súmula na semana anterior, o horário e dia da semana será comunicado no boletim semanal dos JOCOL, que é publicado toda quinta feira.

          Art. 17º- O atleta punido com 3 (três) CARTÕES AMARELOS deverá cumprir uma partida de suspensão, na partida subseqüente.

 

 Art. 18º- O atleta punido com 1 (um) CARTÃO VERMELHO deverá cumprir uma partida de suspensão, na partida subseqüente a que foi expulso.

           Parágrafo 1º- A aplicação de um cartão vermelho, não anula um possível cartão amarelo recebido na mesma partida.

          Parágrafo 2º - O controle do número de cartões bem como o cumprimento da penalidade prevista é de responsabilidade de cada equipe, independente de comunicação oficial ou julgamento.

    

  Art. 19º - A equipe que inscrever em sumula de jogo qualquer jogador que por qualquer motivo não esteja autorizado a jogar (suspensão, 3º cartão e ou qualquer motivo que o impeça de jogar) estará incluindo um jogador irregular em sua equipe, e deverá ser denunciada por inscrição de Atletas irregular.

 

Art. 20º -  DO SISTEMA DE DISPUTA DAS SÉRIES” A” e “B”

        

  I - 1º Fase: 03 (três) chaves (A, B e C)  sendo 3 de 08 (oito) nas Séries “A” e ”B” e  na Série “C” 4 (quatro) chaves de 8 (oito)equipes cada, jogando entre si, dentro da chave, classificando-se para a 2º fase os 4 (quatro) melhores de cada chave, formando 4 (quatro) chaves de 4 (quatro) classificando 2 (dois) primeiros de cada chave e os dois melhores 3º lugares para  a 3ª fase eliminatória, onde ficará os quatro finalistas, e  os tres últimos de cada chave junto com o penúltimo com pior índice técnico será rebaixado para a série logo abaixo 1ª Divisão no ano de 2022. :

CHAVEAMENTO DAS SÉRIE “A” E “B”  2022

 

CHAVE A

CHAVE B

CHAVE C

1

9

17

2

10

18

3

11

19

4

12

20

5

13

21

6

14

22

7

15

23

8

16

24

II - 2º Fase: 3 (três) chaves de 4(quatro) :classificando 2 ( dois ) de cada chave e os 2 (dois) melhores 3º colocado por índice técnico.

CHAVES DA 2ª FASE  SÉRIES “A” E “B”

CHAVE D

CHAVE E

CHAVE F

1º DA CHAVE A

1º DA CHAVE B

1º DA CHAVE  C

2º DA CHAVE C

2º DA CHAVE A

2º DA CHAVE B

3º  DA CHAVE B

3º  DA CHAVE C

3º  DA CHAVE A

4º DA CHAVE A

4º DA CHAVE B

4º DA CHAVE C

 

 

JOGOS DA  2ª FASE

1ª RODADA  - 2ª FASE   -

JG Nº

EQUIPE A

X

EQUIPE B

CHAVE

 

1º DA CHAVE A

X

4º DA CHAVE A

CHAVE D

 

2º DA CHAVE C

X

3º  DA CHAVE B

CHAVE D

 

1º DA CHAVE B

X

4º DA CHAVE B

CHAVE E

 

2º DA CHAVE A

X

3º  DA CHAVE C

CHAVE E

 

1º DA CHAVE  C

X

4º DA CHAVE C

CHAVE F

 

2º DA CHAVE B

X

3º  DA CHAVE A

CHAVE F

 

2ª RODADA  - 2ª FASE

JG Nº

EQUIPE A

X

EQUIPE B

CHAVE

 

2º DA CHAVE C

X

4º DA CHAVE B

CHAVE D

 

3º  DA CHAVE C

X

1º DA CHAVE B

CHAVE D

 

2º DA CHAVE A

X

4º DA CHAVE B

CHAVE E

 

3º  DA CHAVE C

X

1º DA CHAVE B

CHAVE E

 

2º DA CHAVE B

X

4º DA CHAVE C

CHAVE F

 

3º  DA CHAVE A

X

1º DA CHAVE  C

CHAVE F

3ª RODADA  - 2ª FASE

JG Nº

EQUIPE A

X

EQUIPE B

CHAVE

 

1º DA CHAVE A

X

2º DA CHAVE C

CHAVE D

 

3º  DA CHAVE B

X

4º DA CHAVE A

CHAVE D

 

1º DA CHAVE B

X

2º DA CHAVE A

CHAVE E

 

3º  DA CHAVE C

X

4º DA CHAVE B

CHAVE E

 

1º DA CHAVE  C

X

2º DA CHAVE B

CHAVE F

 

3º  DA CHAVE A

X

4º DA CHAVE C

CHAVE F

 

ELIMINATORIA

JG Nº

EQUIPE A

X

EQUIPE B

CHAVE

 

MELHOR 1º LUGAR

X

2º MELHOR 3º LUGAR

ELIMINATORIA

 

2º MELHOR 1º LUGAR

X

1º MELHOR 3º LUGAR

ELIMINATORIA

 

3º MELHOR 1º LUGAR

X

3ºMELHOR 2º LUGAR

ELIMINATORIA

 

2º MELHOR 2º LUGAR

X

1º MELHOR 2º LUGAR

ELIMINATORIA

 

SEMIFINAIS

JG Nº

EQUIPE A

X

EQUIPE B

CHAVE

 

VENCEDOR JG

X

VENCEDOR JG

SEMIFINAL

 

VENCEDOR JG

X

VENCEDOR JG

SEMIFINAL

 

FINAIS SÉRIES “A / B”

JG Nº

EQUIPE A

X

EQUIPE B

CHAVE

VENCEDOR JG

X

VENCEDOR JG

1º / 2 º

 

 

FORMULA DA SERIE “C”

CHAVEAMENTO SÉRIE “C” 2022

 

CHAVE A

CHAVE B

CHAVE C

CHAVE D

1

9

17

25

2

10

18

26

3

11

19

27

4

12

20

28

5

13

21

29

6

14

22

30

7

15

23

31

8

16

24

32

 

2ª FAZE DA SÉRIE “C”

ELIMINATÓRIA

  1ª  RODADA   ELIMINATORIA

N JG

EQUIPE A

X

EQUIPE B

CHAVES

113

4º DA CHAVE C

X

5º DA CHAVE  B

ELIMINATORIA

114

3º DA CHAVE D

X

6º DA CHAVE A

ELIMINATORIA

115

3º DA CHAVE A 

X

6º DA CHAVE B

ELIMINATORIA

116

4º DA CHAVE C

X

5º DA CHAVE D

ELIMINATORIA

117

3º DA CHAVE B

X

6º DA CHAVE C

ELIMINATORIA

118

4º DA CHAVE B

X

5º DA CHAVE A

ELIMINATORIA

119

3º DA CHAVE C

X

6º DA CHAVE D

ELIMINATORIA

120

4º DA CHAVE A

X

5º DA CHAVE C

ELIMINATORIA

 

  2ª  RODADA   ELIMINATORIA

 

N JG

EQUIPE A

X

EQUIPE B

CHAVES

121

1º DA CHAVE A

X

VENCEDOR JG 113

ELIMINATORIA

122

2º DA CHAVE C

X

VENCEDOR JG 114

ELIMINATORIA

123

1º DA CHAVE D

X

VENCEDOR JG 115

ELIMINATORIA

124

2º DA CHAVE B

X

VENCEDOR JG 116

ELIMINATORIA

125

1º DA CHAVE B

X

VENCEDOR JG 117

ELIMINATORIA

126

2º DA CHAVE D

X

VENCEDOR JG 118

ELIMINATORIA

127

1º DA CHAVE C

X

VENCEDOR JG 119

ELIMINATORIA

128

2º DA CHAVE A

X

VENCEDOR JG 120

ELIMINATORIA

 

 

  3ª  RODADA  ELIMINATORIA

N JG

EQUIPE A

X

EQUIPE B

CHAVES

129

VENCEDOR JG 121

 

VENCEDOR JG 122

ELIMINATORIA

130

VENCEDOR JG 123

 

VENCEDOR JG 124

ELIMINATORIA

131

VENCEDOR JG 125

 

VENCEDOR JG 126

ELIMINATORIA

132

VENCEDOR JG 127

 

VENCEDOR JG 128

ELIMINATORIA

 

SEMIFINAIS

JG Nº

EQUIPE A

X

EQUIPE B

CHAVE

133

VENCEDOR JG 129

X

VENCEDOR JG 130

SEMIFINAL

134

VENCEDOR JG 131

X

VENCEDOR JG 132

SEMIFINAL

 

 

FINAL SÉRIE “C”

JG Nº

EQUIPE A

X

EQUIPE B

CHAVE

135

VENCEDOR JG 133

X

VENCEDOR JG 134

1º / 2 º

 

 

     Parágrafo Único – Se ao final das partidas na 2ª fase da SÉRIE “C” ou 3ª fase das series “A e B” e nas semifinais e finais as equipes terminarem empatadas, o vencedor será conhecido através de tiro livres (pênaltis) conforme a regulamentação em vigor.

 

Art. 21 º- DESCENSO: Fica estipulado que os três últimos das chaves A, B  e C da SÉRIE “A” e SÉRIE  “B” serão rebaixados junto com o pior índice técnico entre os três penúltimo classificados nas três chaves (A, B e C) para SÉRIE “B”  e SÉRIE  “C” respectivamente no ano seguinte (2023).

  

   Parágrafo Único: Caso alguma equipe seja desclassificada da competição independente da divisão a que ela pertença, ela será rebaixada e não terá a garantia de vaga, e será convidada a melhor classificada no ano anterior, na SÉRIE abaixo a dela, não podendo ser uma das rebaixadas, e obedecendo a ordem de classificação do ano anterior. As equipes rebaixadas da SÉRIE “A” e “B” terão garantia de vagas na SÉRIE ABAIXO do ano seguinte dentro do prazo de inscrição.

 

Art. 22º - Casos omissos neste Regulamento serão decididos pelos organizadores, em conformidade com a legislação esportiva vigente.



FME Lages
Endereço: Av. Antônio Ribeiro dos Santos, 510 - Bairro Universitário - Lages - SC
Telefone: (49) 3229-3030
E-mail: